man in black shirt standing near blue wooden pingpong tablePhoto by Kripesh adwani on <a href="https://www.pexels.com/photo/man-in-black-shirt-standing-near-blue-wooden-pingpong-table-709134/" rel="nofollow">Pexels.com</a>

O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do mundo no tênis de mesa, venceu o WTT Contender de Foz do Iguaçu no último domingo (3), conquistando seu quarto título da temporada e reafirmando sua posição como maior nome das Américas na modalidade. Na final, Calderano superou o alemão Benedikt Duda (12º do mundo) por 4 sets a 3 em uma disputa acirrada.


Vitória em casa com emoção

O título veio após uma batalha contra Duda, com parciais de 11-7, 11-7, 9-11, 11-8, 9-11, 10-12 e 11-8. Horas antes da decisão, Calderano havia derrotado com facilidade o sul-coreano Oh Junsung (20º do mundo) por 3 sets a 0 (11-5, 11-4 e 11-5), garantindo sua vaga na final.

Em publicação nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (4), o mesatenista celebrou o título com orgulho: “Ganhar em casa tem um sabor especial”, afirmou o carioca de 29 anos.


Temporada histórica

Com o título em Foz do Iguaçu, Calderano soma quatro conquistas em cinco finais disputadas na temporada. Entre os feitos mais marcantes de 2025, estão:

  • Abril: conquistou a histórica Copa do Mundo ITTF, em Macau, sendo o primeiro atleta das Américas a alcançar esse feito.
  • Maio: foi vice-campeão do Mundial de Tênis de Mesa, em Doha, ao perder para o chinês Wang Chuquin (número 2 do mundo).
  • Junho (22): venceu o WTT Star Contender de Liubliana, na Eslovênia, no dia do seu aniversário, batendo Felix Lebrun (6º do mundo).
  • Julho (27): levou o WTT Contender Buenos Aires, vencendo o japonês Oikawa Mizuki (106º do ranking).

Próximo desafio: WTT Europe Smash

Calderano agora se prepara para o WTT Europe Smash, entre os dias 14 e 24 de agosto, na Suécia. A competição é considerada uma espécie de Grand Slam do tênis de mesa, por distribuir maior pontuação no ranking internacional.

Além da disputa individual, o brasileiro competirá também nas duplas mistas, ao lado da compatriota Bruna Takahashi, com quem conquistou recentemente o título em Buenos Aires.