O início das aulas nas escolas municipais de Palmas foi reagendado e começará no dia 11 de agosto. A mudança, anunciada pela prefeitura nesta terça-feira (29), ocorre devido ao processo de posse dos novos concursados da Educação. A previsão no calendário letivo era de que as aulas iniciariam no 1º de agosto.
Nomeações e Impacto no Calendário Escolar
No início de julho, foram nomeados 1.236 aprovados no concurso para os cargos de técnico administrativo educacional e professores em diversas disciplinas. Segundo o município, as alterações não irão causar prejuízos ao calendário escolar.
“Estamos adequando o calendário escolar para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos por lei e nossos educadores serão devidamente orientados quanto à organização dessa reposição das aulas”, disse a secretária de educação Anice Moura.
A prefeitura também informou que, com o reagendamento, os professores recém-nomeados terão mais tempo para os processos de acolhimento, ambientação e integração.
Concurso da Educação
O concurso da Educação de Palmas ofertou 3,5 mil vagas para início imediato e cadastro reserva, mas foi suspenso parcialmente pela Justiça, após o Ministério Público Estadual (MPE) receber denúncias de candidatos sobre um suposto “padrão atípico do gabarito” e questionamentos sobre possíveis falhas na elaboração e revisão das provas.
Suspensão Parcial e Decisões Judiciais
Em janeiro, a Prefeitura de Palmas convocou os aprovados nos cargos suspensos pela Justiça para ocuparem as vagas com contratos temporários, enquanto recorria da suspensão. O pedido do MPTO para anular parcialmente o concurso foi negado pela 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas no dia 29 de abril de 2025.
Substituição de Contratos Temporários
Em julho, centenas de servidores que ocupavam os cargos de Monitor de Desenvolvimento Infantil e Professor Nível I foram exonerados. Na época, a prefeitura informou que as exonerações ocorreram para a substituição dos contratos temporários por servidores concursados, e que muitos dos convocados atuavam na rede por meio de contratos e agora assumem suas funções de forma efetiva.
Veja os Cargos dos Nomeados
- Professor do Ensino Fundamental I – 736 nomeados
- Supervisor Pedagógico – 35 nomeados
- Orientador Educacional – 35 nomeados
- Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil) – 400 nomeados